Tipos e Formatos de Marca

  Quanto à sua natureza, as marcas são classificadas como:

 

1) produto ou serviço: é aquela usada para distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa;

 

2) de certificação: é aquela usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada;

 

3) coletiva: é aquela destinada a identificar e distinguir produtos ou serviços provenientes de membros de uma pessoa jurídica representativa de coletividade (associação, cooperativa, sindicato, consórcio, federação, confederação, entre outros).

 

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  Quanto à forma de apresentação, as marcas são classificadas como:

 

1) nominativa: nomes ou palavras simplesmente descritas.

 

2) figurativa: figuras, ícones, sinais ou símbolos sem elementos nominativos.

 

3) mista: logotipos ou logomarcas, figuras, sinais ou símbolos combinados com elementos nominativos. São ainda
mistos os elementos nominativos descritos figurativamente (estilizados).

 

4) tridimensional: marcas figurativas em três dimensões (forma plástica de produto ou de embalagem, dissociada de
efeito técnico, ou seja, somente o design da mesma).

 

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